Parque Natural sai do papel

Parque vai unir preservação ambiental e lazer (Divulgação)

Parque vai unir preservação ambiental e lazer
(Divulgação)

Visando propiciar o acesso a mais um local de lazer à população, paralelamente à conservação de áreas nativas que a cidade ainda possui, a Prefeitura de Rondonópolis abriu licitação para contratação de empresa, para dotar de condições o Parque Natural Municipal de Rondonópolis, que possui área total de 146 hectares, localizado na Vila Goulart, às margens do Rio Vermelho.
Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Rondonópolis (Ippur), o projeto prevê a implantação de ciclovia e pista de caminhada, com 1200 metros; lago; três quadras poliesportivas; cancha de bocha; playground; prédios administrativos, entre outros.
O valor para a implantação do novo parque é de R$ 6.938.261,50; recursos esses, oriundos do acordo de compensação ambiental firmado com o município, com intermédio do Ministério Público Estadual (MPE) e Poder Judiciário, pela empresa responsável pela construção do Terminal Rodo-Ferroviário de Rondonópolis.
De acordo com a gerente do Ippur, Claudia Lugli, “as obras serão implantadas numa área que fica próxima da rotatória das avenidas Otaviano Muniz e Poguba, obedecendo estudo prévio de zoneamento, que permite a execução desses benefícios”, disse, acrescentando que o aviso de licitação para execução do projeto está sendo anunciado, após a conclusão do Plano de Manejo do Parque, que era necessário.
O prefeito Zé Carlos do Pátio comentou que a abertura do processo licitatório do Parque Natural é mais um passo para oferecer à população rondonopolitana espaços de lazer e também de preservação da natureza. “Estamos cumprindo uma agenda positiva para o meio ambiente. Demonstrando que o interesse é coletivo e que vai deixar um legado para o futuro. Rondonópolis tem desenvolvimento e também tem sustentabilidade”, frisou.
O prefeito lembrou ainda, que sob sua gestão o município retomou as obras dos Parques Escondidinho e Mangueira, que vêm sendo executadas por meio de convênio com governo federal, bem como foi lançada, recentemente, a implantação do Parque Ecológico Encontro das Águas, com recursos provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Zonas de manejo
Para a criação do Parque Natural – estabelecida por decreto assinado em dezembro de 2017, foi efetuado um amplo estudo técnico de manejo, coordenado pelos professores Normandes Matos da Silva, Simoni Loverde Oliveira e Fabio Angeoletto, docentes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Ao todo, o parque conta com seis zonas de manejo, com diferentes formas de associar o uso por parte da população e a proteção da natureza.
Considerado um dos maiores localizado em zona urbana, o Parque Natural Municipal de Rondonópolis tem como objetivo básico preservar os ecossistemas, que fazem parte de um corredor natural de fluxo biológico, conectando ambientes dos biomas Cerrado e Pantanal, e, ao mesmo tempo, possibilitar a realização de atividades de lazer, educação ambiental, ecoturismo e de pesquisa científica.
Informações
A concorrência pública será do tipo menor preço e ocorrerá no dia 22 de agosto, às 9h, no Palácio da Cidadania, na Sala de Licitações.
As empresas interessadas em participar da licitação e que necessitam de informações, podem entrar em contato pelos telefones (66) 3411-5736 ou (66) 3411-5738, após às 12h, de segunda a sexta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f