Prefeito assina termo de interesse pela instalação do Escritório Social de Rondonópolis

(Gcom)

(Gcom)

O Poder Judiciário deu um passo importante para a implantação do Escritório Social de Rondonópolis (ESR) com a manifestação de interesse do prefeito José Carlos do Pátio colocando o município como parte integrante do projeto.
A assinatura do termo de interesse aconteceu na manhã de ontem (17) em uma cerimônia liderada pelo desembargador Orlando Perri do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e que reuniu juízes, defensores públicos, vereadores, secretários municipais e representantes da subseção da OAB no Tribunal do Júri de Rondonópolis.
O Escritório Social é uma ferramenta que proporciona apoio às pessoas que estão saindo do sistema prisional, com serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, amparo as famílias do ex-detento, capacitação e encaminhamento profissional e educacional.
Rondonópolis é uma das primeiras cidades do interior do Estado a instalar uma unidade do Escritório Social e a partir da assinatura do termo de interesse o poder judiciário vai elaborar o termo de adesão, que efetiva a participação dos serviços públicos oferecidos pelo município aos egressos do sistema prisional.
O prefeito José Carlos do Pátio lembrou que, atualmente, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) já acolhe reeducandos, que fazem parte do convênio firmado com a Fundação Nova Chance. Eles estão trabalhando na manutenção de vias e também na construção civil.
“A principal forma de combater a criminalidade é dar assistência aos egressos do sistema prisional. O Escritório Social faz isso a partir dos seis meses que antecedem a saída para o semiaberto. É um poderoso instrumento para reduzir a reincidência aos crimes”, destacou o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (GMF-MT), desembargador Orlando Perri.
Com abertura do ESR na cidade, a princípio a Prefeitura deve envolver no projeto as Secretarias Municipais de Governo, Promoção e Assistência Social, Ciência e Tecnologia, Gestão de Pessoas e Meio Ambiente.
Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f