Projeto das PPPs dá seu primeiro passo

Parceria foi fechada, na reunião (Wheverton Barros)

Na reunião, o projeto foi apresentado ao empresário gaúcho
(Wheverton Barros)

Visando ampliar o espaço que abrigava a antiga estação rodoviária, junto ao Ganha Tempo (que será construído neste primeiro semestre do ano e oferecerá cerca de cem serviços à população, num mesmo espaço), o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) solicitou à gerente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondonópolis (Ippur), Claudia Lugli, que fosse feito levantamento junto a empresas locais, estaduais e nacionais, para que não só esse, mas outros espaços como praças e parques, possam fazer parte do projeto de Parcerias Público-Privadas (PPPs), criado pelo município.
Ontem, o projeto já deu seu primeiro passo com a reunião no Gabinete, entre os poderes Executivo e Legislativo com o diretor da empresa Vértice Sistemas Construtivos, de Porto Alegre (RS), Carlos Boni, cuja empresa trabalha com projetos arquitetônicos modulares – com execução mais rápida, do que as que utilizam concreto armado -, que foi convidado a visitar a cidade e analisar o projeto de PPPs.
Na reunião, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, Rodrigo da Zaeli (PSDB); do Secretário de Cultura, Humberto Campos; da gerente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondonópolis (Ippur), Cláudia Lugli; e da arquiteta da Secretaria de Habitação e Urbanismo, Lívia Alves de Sousa; foi apresentado ao empresário gaúcho, o projeto de ampliação e ocupação do espaço da antiga estação rodoviária.
De quase 2 mil metros quadrados, a área abrigará o projeto Ganha Tempo (que começará a ser construído em breve, com recursos do Estado) e em anexo, um espaço comercial e cultural (anfiteatro e biblioteca), além de   estacionamento para veículos e motocicletas.
O empresário Carlos Boni deverá retornar a Rondonópolis dentro de 20 dias, quando apresentará proposta orçamentária de sua empresa.
Parcerias em parques e praças
Zé Carlos do Pátio comentou sobre a participação também do Legislativo, afirmando que foi entregue à Câmara Municipal um projeto que visa envolver a sociedade nas áreas urbanas, como praças e parques, e ampliação dessas parcerias público-privadas com o setor empresarial. “A parceria com empresas oferece a exploração dos locais a serem construídos por elas, caso vençam a devida licitação da obra, por tempo calculado sobre o valor a ser aplicado por elas. Ao final do período de exploração, a Prefeitura passa a ser proprietária em definitivo, dos locais construídos pela iniciativa privada”, frisou ele.
Segundo o presidente do Legislativo, Rodrigo da Zaeli, a intenção é buscar formas para concretizar essas parcerias entre a Prefeitura e a iniciativa privada, para que a população aproveite espaços que, atualmente, estão quase ociosos. “Por meio dessas parcerias, parques e praças poderão ser adotados por empresas, recebendo revitalização e outros investimentos de infraestrutura, para que a população possa usufruir melhor dos espaços públicos.
Rodrigo salientou ainda, que em razão do Poder Público não conseguir sozinho bancar um projeto dessa envergadura, é que parcerias como essas foram autorizadas pelo Legislativo, a serem fechadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f