Rondonópolis inicia vacinação de idosos

Idosos começam a ser vacinados (O Globo)

Idosos começam a ser vacinados
(O Globo)

Seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis, inicia amanhã (10) a vacinação contra o coronavírus, dos idosos com idade igual e superior aos 90 anos.
Locais
As doses estarão disponíveis para vacinação da covid-19, em seis unidades de Saúde: Nossa Senhora do Amparo, Cohab Velha, São Francisco, Vila Olinda, Dom Osório e Luz D’yara, sendo que os que se enquadram nessa faixa etária, poderão procurar qualquer uma dessas unidades para receber a vacina, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Em algumas dessas unidades de Saúde será adotado o modelo drive-thru, onde os idosos não precisarão sair dos veículos para receber as doses.
Esse sistema será utilizado nas segundas, quartas e sextas-feiras e no sábado, no Ceadas.
Documentação
Para receber a vacina, basta o idoso apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física), documento pessoal com foto e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde), caso tenha. Se tiver cartão de vacinação, a orientação é para que leve também.
Os idosos dessa faixa etária que estão acamados, vão receber a dose em casa, através de equipes móveis de vacinação, para esse tipo de atendimento.
A continuidade da vacinação dos profissionais da área da saúde, que não foram imunizados nestas primeiras remessas do imunizante, depende da chegada de novas doses que ainda não tem data para ocorrer.
Lamentavelmente, dada a lentidão do envio de doses pelo Ministério da Saúde, a vacinação ainda não cumpriu a contento, o estabelecido para a Fase 1 do PNI, que inclui trabalhadores da área da Saúde; população com mais de 60 ou institucionalizados (em abrigos para idosos); povos indígenas, vivendo em terras indígenas; população de 80 anos ou mais; e população de 75 a 79 anos.
Seria conveniente e prático, que a SMS estendesse o modelo drive-thru para as demais faixas etárias de idosos, uma vez que evitaria a formação de filas e a exposição demasiada de pessoas que possuem comorbidades (doenças respiratórias, por exemplo, que dificulatam a locomoção).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f