Sanear esclarece sobre contaminação da água

ETA opera em conformidade com a legislação

ETA opera em conformidade com a legislação

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) esclarece aos consumidores rondonopolitanos, que vem monitorando, como determina a legislação, a água que é captada no Rio Vermelho e também nos poços artesianos e processada na Estação de Tratamento – ETA , quanto a contaminação.
Segundo a engenheira sanitarista que atua na ETA, Denize Maria Sodré de Oliveira, todos os resultados apresentados, até a presente data, estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação, garantindo a potabilidade e qualidade da água fornecida.
O último monitoramento foi feito em outubro do ano passado e uma nova análise, está em andamento. Para um controle de qualidade da água é necessário o monitoramento de diversos indicadores, entre eles a avaliação dos resíduos de agrotóxicos. No Brasil, vigora a Portaria de Consolidação nº 5, anexo XX, 2017 do Ministério da Saúde, que exige a análise de um conjunto de agrotóxicos, entre outros parâmetros, e os resultados das análises são lançados no programa do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano – Sisagua. A partir daí, a Vigilância Sanitária analisa os dados e exerce o papel da vigilância da qualidade da água no âmbito municipal, estadual e federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f