Serra e Gilmar articulam emenda parlamentarista

0

Serra e Gilmar defendem o parlamentarismo (Bancoop)

Serra e Gilmar defendem o parlamentarismo
(Bancoop)

A democracia que o povo brasileiro quer que permaneça, sofre ataques variados pelos que tentam se mantem no Poder, de forma autoritária e por via indireta.
Um deles, disfarçado sob forma de avanço, é a instalação do parlamentarismo como sistema de Governo, que anos atrás foi rechaçado pela população.
O parlamentarismo é apoiado por José Serra (PSDB-SP), que conversou com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), sobre a instalação de uma nova comissão especial sobre sistema de governo. Segundo Eunício, a comissão será instalada em agosto.
Por sua vez, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tratou do tema com Michel Temer há poucos dias e os dois ficaram de retomá-lo em breve.
“Tem de haver uma redução dessa multiplicidade de partidos para que o sistema se consolide. O nosso presidencialismo, esgarçou-se demais”, observou Gilmar.
“Dos quatro presidentes pós-1988, só dois terminaram os mandatos. Há algo de patológico. Eu quero contribuir para a discussão.”
A ideia de Serra é colocar em tramitação um projeto de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), senador licenciado e hoje ministro de Relações Exteriores, para implementar o parlamentarismo a partir de 2022.
“Meu plano é que, no próximo mandato, se faça a transição, o que não significa misturar, fazer algum tipo de ‘semi’, mas é reestruturar as carreiras”, diz Serra.
As informações são de reportagem de Thais Bilenky, na Folha de São Paulo.
Com Brasil 247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *