SUS vai implantar consulta virtual

(Ilustrativa)

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Em mais uma estratégia para diminuir a propagação do novo coronavírus e continuar levando assistência à população, o Ministério da Saúde pretende implantar a partir da segunda quinzena de maio, o Consultório Virtual da Saúde da Família – mais um serviço do TeleSUS, numa parceria entre a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).
A execução dessa nova iniciativa que visa beneficiar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), exigirá recursos da ordem de R$ 4 milhões e disponibilizará consultas virtuais nos postos de saúde da Atenção Básica, através de uma plataforma de consultas virtuais médicas, de enfermagem e multiprofissionais.
A ferramenta on-line irá servir ainda, para que os profissionais de saúde consigam fazer as tele-consultas, dando continuidade ao cuidado de pacientes com hipertensão e diabetes, por exemplo, de forma ágil, cômoda e segura.
Cerca de 20 mil médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de Saúde da Família de todo o país e que aderirem ao programa, terão acesso e treinamento para a navegação no sistema, contando ainda com manutenção e suporte técnico 24 horas e certificação gratuita, para a prática de telemedicina e telessaúde.
Benefícios
Além de proporcionar atendimento online à população em sua própria casa, o serviço vai tirar dúvidas sobre os sinais e sintomas da COVID-19, fazendo com que os pacientes tenham continuidade ao acompanhamento de condições crônicas e outros problemas com as equipes que já os conhecem e com quem tem forte relação de cuidado.
Por meio das consultas remotas, durante a Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), será evitada, sempre que possível, a exposição de pacientes com doenças crônicas e dos profissionais de saúde ao coronavírus e irá permitir assinatura com certificação digital do ICP-Brasil, para os médicos da Atenção Primária.
Operacionalização
A plataforma permitirá aos médicos e profissionais da Atenção Primária registrar a consulta à distância, emitir atestados e receitas e enviar endereço eletrônico para videoconferência com seus pacientes.
Os dados serão validados e o suporte da plataforma fará contato, por e-mail ou telefone, para a emissão da certificação digital, que será gratuita e com validade de cinco anos.
Para proteção do profissional, a certificação será feita à distância, em razão da Medida Provisória nº 951, de 15 de abril de 2020. O projeto prevê também, nos próximos meses, a disponibilização de aplicativo e endereço eletrônico para agendamento virtual, acesso às informações clínicas, atestados e receitas.
A tele-consulta se dará pelo canal com que o paciente tenha mais afinidade, podendo ser feita por telefone ou videoconferência. A escolha pelo tipo de modalidade de atendimento está condicionada à situação clínica, e a decisão cabe ao profissional e à pessoa a ser atendida.
Ao final do atendimento, o paciente receberá no seu e-mail o desfecho da consulta e pesquisa de satisfação.
O cidadão poderá solicitar o atendimento por demanda espontânea ou programada, fazendo uma solicitação de agendamento de consulta a distância,  para a equipe de saúde, normalmente, responsável por seu atendimento.
Da Redação com Agência Saúde 

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