Terceira etapa de vacinação começa segunda-feira 

0

Imunização terá continuidade na segunda-feira

A terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza (H1N1), inicialmente marcada para começar amanhã (9) até o dia 22 deste mês, foi transferida pelo Ministério da Saúde (MS) para ocorrer no período de 11 de maio a 05 de junho, dividida em duas fases, com objetivo de alcançar o público-alvo da ação.
A mudança, segundo o MS, levou em conta o momento atual de propagação do coronavírus no país, a população-alvo a ser vacinada nesta etapa e a disponibilidade e cronograma de entrega das vacinas pelo Instituto Butantã, cuja distribuição aos Estados vem sendo feita de forma gradual.
Público-alvo
Na primeira fase desta etapa – do dia 11 ao dia 17 de maio -, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.
Na segunda fase, que vai do dia 18 de maio ao dia 15 de junho, serão vacinados adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e particulares.
Locais
As doses serão disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aplicadas, mediante a apresentação do Cartão do SUS, RG e CPF.
Os pais ou responsáveis pelos menores de idade, devem levar a carteira de vacinação da criança para, se necessário, aproveitar e fazer sua atualização.
Aos participantes do público-alvo dessa etapa, que não puderem ir a uma UBS durante a semana, será estipulado um sábado para que não fiquem a descoberto.
No tocante a funcionários de empresas diversas, uma equipe volante de vacinação percorrerá os locais de trabalho, para efetuar a imunização.
Proteção
A vacina protege somente contra os vírus influenza A (H1N1) PDM09, A(H3N2) e influenza B, não imunizando a população contra o coronavírus, auxiliando, no entanto, na otimização do diagnóstico da Covid-19 pela diminuição da quantidade de pessoas que necessitem de hospitalização, devido a gripe Influenza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *