Três casos de H3N2 foram confirmados em Cuiabá

UPA atende somente emergência e casos graves

UPA deve ser procurada por casos mais graves
(Reprodução/Gcom)

A Secretaria de Saúde de Cuiabá confirmou, ainda na sexta-feira passada (17), o registro de três casos de H3N2 – novo vírus da gripe Influenza, associado aos surtos de gripe que tem sido registrado em várias cidades do país.
De acordo com o diretor clínico da UPA Norte, na Capital, Renan Mancio, alguns fatores fazem com que haja aumento de casos de gripe nesta época do ano. “Esses aumentos sazonais ocorrem de acordo com as condições climáticas, como o período de chuva que vivemos no nosso estado. Também não podemos esquecer o período pandêmico que vivemos. Então, mesmo que o foco seja a covid-19, outras síndromes gripais também aparecem”, afirmou.
Sintomas
O médico explica ainda que os sintomas de uma síndrome gripal comum e da covid-19 inicialmente são semelhantes, mas que alguns sinais podem apontar para um caso de maior gravidade, como falta de ar excessiva, baixa saturação e febre alta. “Esses sintomas nos levam a acender o sinal de alarme e dar maior atenção ao paciente. Mas de maneira geral, é difícil separar sintomas leves de uma síndrome gripal comum de uma covid-19. A gente trata de maneira semelhante, com antigripais, remédio para dor e bastante hidratação. A grande maioria se cura por si só, em média entre 5 a 7 dias”, diz.
Renan Mancio orienta à população quanto aos locais onde procurar assistência médica, em caso de contrair uma gripe ou resfriado, ressaltando que em caso de sintomas leves, de gripe comum, “a pessoa deve procurar a UBS mais próxima e deixar para as policlínicas ou a UPA, os casos mais graves, que são os notificados”.
Oficialmente, até o momento, nenhum caso de H3N2 foi registrado em Rondonópolis.
Da Redação com Olhar Direto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f