Trabalhadores têm bilhões esquecidos no FGTS e PIS/Pasep; veja como sacar
A Caixa Econômica Federal continua convocando os trabalhadores a sacarem seus valores esquecidos no PIS/Pasep e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Confira abaixo, para saber se você tem direito.
Valores no FGTS
Todo trabalhador com carteira assinada tem direito ao FGTS. Contudo, os recursos nele depositado só podem ser sacados em situações específicas previstas em lei, uma delas é quanto o titular atinge três anos sem emprego formal.
Para receber os valores caso se encaixe nessa situação, o trabalhador terá que se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, portanto os seguintes documentos:
Carteira de trabalho (CTPS);
Documento de identificação com foto;
Número de inscrição PIS/Pasep/NIS.
Ao realizar a solicitação, o cidadão deve acessar o aplicativo FGTS, disponível para Android e IOS, para acompanhar a liberação dos recursos. Quando o valor entrar na conta, basta informar os dados de uma outra conta para sacar os valores.
Valores no PIS/Pasep
Mais de 10 milhões de trabalhadores têm direito a um montante igual a R$ 23 bilhões. Esses valores correspondem às cotas do Fundo PIS/Pasep, destinada aos trabalhadores que exerceram atividade remunerada entre 1971 e 1988.
No entanto, pelo fato de o benefício ser antigo, a grande maioria dos beneficiados já estão aposentados ou já faleceram. Nos casos de morte do titular, os seus herdeiros e dependentes poderão resgatar os valores.
Assim, o trabalhador ou herdeiro poderá entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para solicitar o dinheiro esquecido. Vale ressaltar que é possível consultar quanto possui pelo aplicativo do FGTS.
O saque do benefício é muito simples. No caso do trabalhador basta ir até uma agência da Caixa com um documento de identificação com foto, já os herdeiros, além de seus documentos pessoais devem apresentar o certificado de óbito do trabalhador e um comprovante do vínculo.
Fonte: Notícias Concursos