Vem muito frio por aí

Temperaturas caem a partir de terça-feira (13) (Reprodução)

Temperatura cai à noite

Os sites de meteorologia estão alertando os brasileiros, para a segunda onda de frio que irá atingir o país, a partir da quinta-feira próxima, dia 29, se prolongando até o dia 31 (sábado).
Associada a uma forte massa polar, segundo o site Climatempo, ela vai provocar dias de frio intenso no centro-sul do país, especialmente na Região Sul, com os termômetros podendo marcar de 08 a 10 graus abaixo de zero nas serras gaúcha e catarinense, com ocorrência de geada e também de neve, em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Início
Conforme as previsões, o frio chega hoje (26) ao Rio Grande do Sul, que até ontem registrava temperaturas amenas para esta época, se espalhando rapidamente sobre Santa Catarina, Paraná e pelo sul e oeste de Mato Grosso do Sul.
Na quarta e quinta-feira (dias 28 e 29), a frente fria avança sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste, chegando a Rondônia, Acre e ao sul do Amazonas, com efeito moderado sobre o sul do Pará, Tocantins, oeste/sul da Bahia e Sergipe e demais Estados do Norte e do Nordeste.
A meteorologia aponta ainda, um reforço de ar frio para o início de agosto no Sul e no Sudeste, e com noites frias no Centro-Oeste, em função da entrada de mais ar polar.
Mato Grosso
Com o pico previsto para ocorrer nos dias 29 e 30 de julho, quinta e sexta-feira, o frio começa a atingir as regiões Sul (onde se localiza Rondonópolis) e Oeste de Mato Grosso, sensivelmente já a partir de hoje (26), com declínio de temperatura girando em torno de 9º a 10º, ocasionando sensação térmica de 5º aumentada pela ação de ventos moderados a fortes e acentuada queda do nível de umidade no ar, pela falta de chuvas.
Alerta
O site alerta ainda, que a sequência de dias gelados poderá causar, direta ou indiretamente, a morte de pessoas em situação vulnerável e de moradores de rua, quer por hipotermia (queda significativa e potencialmente perigosa, na temperatura do corpo, principalmente pela exposição prolongada ao frio) ou uso de aquecedores inadequados, fogareiros, pequenas fogueiras à base de algum combustível.
O alerta é voltado também para pessoas idosas e crianças, que devem receber atenção especial.
Da Redação com Climatempo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f