A partir de amanhã estão proibidas queimadas em áreas rurais de MT

MT lidera focos de incêndio no país (Reprodução)

MT lidera focos de incêndio no país
(Reprodução)

A partir de amanhã, dia 1º de julho, conforme o decreto estadual nº 1.356 de 13 de abril do ano passado, está proibido o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em todo território de Mato Grosso. O período proibitivo das queimadas em áreas rurais, vai até 31 de outubro deste ano.
O decreto, além de declarar situação de emergência ambiental entre maio e novembro, considera as condições climáticas do período, com previsão de estiagem, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e intensos ventos, que favorecem ocorrências de incêndios florestais. Em áreas urbanas, o uso do fogo é considerado crime ambiental em qualquer época do ano, conforme previsto na Lei federal nº 9.605.
Focos de incêndio
Conforme o boletim diário de focos de incêndio em áreas protegidas e territórios indígenas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), hoje sexta-feira (30), o Estado registra seis queimadas monitoradas por satélite e é o estado com mais focos de calor ativos no dia, sendo seguido por Rondônia e Amazônia, ambos com quatro focos, e Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, com três.
Líder
Com 5.979 focos de incêndio registrados pelo INPE entre 1º de janeiro a 30 de junho deste ano, Mato Grosso lidera o ranking nacional com o maior número queimadas no país, seguido por Maranhão, com 2.438 focos, e Tocantins, com 2.438.
Da Redação com Hiper Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f