Supostas candidaturas “laranjas” serão investigadas pelo MPE

Segundo denúncias, as quatro candidaturas seriam "laranjas" (Montagem: RDNews)

Segundo denúncias, as quatro candidaturas seriam “laranjas”
(Montagem: RDNews)

Segundo matéria veiculada ontem pelo site RDNews de Cuiabá, o Ministério Público Eleitoral (MPE) teria aberto dois procedimentos preparatórios para investigar supostas candidaturas femininas “laranjas” nas eleições municipais do ano passado, em Rondonópolis.
Esse tipo de candidatura é usada pelos partidos, para atingir o percentual mínimo de 30% de candidatas mulheres exigido por lei.
As supostas candidaturas “laranjas”, envolveriam duas candidatas do PSD (Professora Viviane e Ivanete Ribeiro) e outras duas do PRTB (Dinise Frichs e Edna da Vila Operária).
Ainda segundo a matéria do site cuiabano, a suspeita teria surgido porque as candidatas não tiveram nenhum voto nas eleições, além de prestação de contas ínfimas. As quatro candidatas  já teriam sido ouvidas pelo MPE, mas ainda devem apresentar documentos que comprovem a veracidade das candidaturas.
O site RDNews manteve contato com o presidente municipal do PRTB e secretário municipal de Esporte e Lazer, Jailton Nogueira de Souza, que teria explicado à reportagem que o partido agiu dentro de legalidade, dando chances iguais a todos os candidatos.
Partido desconhece
O Blog Estela Boranga comenta manteve contato agora pela manhã, com o presidente do PSD em Rondonópolis e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Milton Mutum, que disse desconhecer o assunto, em razão de que o partido não recebeu nenhuma notificação a respeito, “nem do Ministério Público Eleitoral e nem da Justiça Eleitoral”, asseverou ele, garantindo que as candidaturas do PSD foram feitas dentro da Lei.
Os dois partidos elegeram vereadores: pelo PRTB, que fez coligação com a Rede, foram eleitos o Bilu do Depósito de Areia e Roni Cardoso; já pelo PSD, cuja frentinha foi composta com Pros e PP, foi reeleito pela quinta vez o vereador Hélio Pichioni. Todos atualmente fazem parte da base de apoio do prefeito Zé do Pátio (Solidariedade) na Câmara.
Reviravolta na composição
Se houver confirmação de que as candidaturas foram mesmo “laranjas”, a composição da Câmara Municipal pode ser mudada, com o ingresso do candidato Dico (Pros) – que concorreu à reeleição – e a perda de mandato por nomes que foram eleitos, cujas vagas também passarão a ser ocupadas por quem de direito.
Atualização: 16h52
Uma das candidatas, Ivanete Ribeiro (PSD),  manteve contato com o blog para dizer que recebeu 66 votos, mas os mesmos foram congelados pela Justiça Eleitoral.
Caso o dolo não seja comprovado, os votos congelados serão liberados, mudando a composição dos vereadores conforme afirmamos anteriormente.
Com RD News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f