Para onde vão as vacinas que sobram?

(Ilustrativa)

Nas três etapas de vacinação antecipada contra a gripe Influenza (H1N1) para o grupo prioritário, as doses se esgotaram rapidamente na maioria dos postos de imunização de Rondonópolis, como era previsto.
Entretanto, em muitos deles sobraram doses, sobretudo nos localizados em regiões de menor população, que receberam o mesmo número de vacinas que outros de maior concentração de moradores.
Na última quinta-feira (16), por exemplo, foram disponibilizadas 13.700 doses, tendo sido enviadas 200 vacinas para cada unidade de Saúde.
Desse total unitário, certamente houve sobra em alguns postos de imunização, como aconteceu no Posto de Saúde do bairro João de Barro, onde nos vacinamos, em que somente cerca de 70 pessoas foram imunizadas, sobrando, portanto, 130 doses.
Seria salutar, que a Secretaria Municipal e Saúde (SMS) divulgasse o número de doses disponíveis e de imunizados em cada unidade, a cada etapa, para que não pairasse nenhum dúvida a respeito, bem a destinação das vacinas que sobram.
Até porque, certamente há idosos ainda a descoberto, em razão de que, segundo dados da própria SMS,  a totalidade desse grupo prioritário, que chega a 30 mil pessoas ainda não foi atingida, os quais poderiam receber as doses que sobraram, nos dias subsequentes, até que nova remessa seja enviada pelo Ministério da Saúde, evitando que fiquem expostos ao vírus H1N1.
O que, por razões desconhecidas, não acontece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f